O filme “Megan” lançado em 2023 não vai dar escolha para Chucky e Annabelle a não ser abrir espaço em suas prateleiras para uma nova representante forte do gênero “bonecos assassinos”. M3GAN traz elementos de terror cômico para uma história que tem recados relevantes para passar. Desse modo, temos uma fábula sobre a relação de dependência e sobre o impacto da tecnologia, em especial, nas relações humanas. A boneca, no fim das contas, nos dá uma visão extrapolada e assustadora do que acontece quando confiamos demais em assistentes virtuais.
Sinopse do filme Megan
No filme Megan, seguimos uma jovem garota chamada Cady, que teve seus pais mortos em um acidente de carro e é deixada sob os cuidados de sua tia Gemma, uma roboticista de uma empresa high-tech de brinquedos de criança em Seattle. Gemma trabalha no desenvolvimento chamado M3GAN, um robô humanoide, designada para ajudar a criança e ser companhia para elas. Mas após um teste que ocorreu mal, o projeto foi cancelado. Sem ter alguma conexão com a sobrinha e sempre sendo workaholic, Gemma presenteia M3gan para a sobrinha após ela querer a “boneca”.
Nesse sentido, o modelo finalizado é emparelhado com Cady, e convence a empresa do potencial de sucesso do projeto após observar as interações de M3GAN com Cady. À medida que o tempo passa, M3gan acaba ficando mais independente e andando pela casa sem qualquer ordem. Além de, matar qualquer coisa que ela considere uma ameaça para Cady. Mas os dias passam e M3gan pode parecer mais uma ameaça para Cady e Gemma do que imaginado.
Crítica
O filme “MEGAN” mergulha na esfera cada vez mais tangível da inteligência artificial e do seu potencial transformador. O enredo, sob a direção de James Wan e Akela Cooper, põe em foco a interseção entre tecnologia e relações humanas, sem deixar de lado os elementos característicos de um thriller.
A abordagem da inteligência artificial como uma ferramenta para suprir lacunas humanas e a sua imprevisibilidade no que diz respeito à compreensão emocional é um dos pontos altos do filme. A reflexão sobre até que ponto a tecnologia pode substituir a autenticidade das relações interpessoais é intrigante e mantém o público engajado.
Contudo, a decisão de suavizar a violência física pode dividir opiniões. Enquanto isso reduz a crueza visual, limita a exploração da natureza ameaçadora da boneca e a manifestação física do seu potencial malévolo. A força real da narrativa reside na construção do medo através das ações e decisões de M3GAN, resultado do que aprende com os humanos ao seu redor.
Portanto, o filme consegue atingir seu objetivo de atrair um público mais amplo, graças à sua abordagem balanceada entre tensão e humor. Apesar de lidar com temas sombrios, mantém um tom leve em diversos momentos, sem perder de vista a profundidade das questões éticas e morais levantadas.
Em suma, “M3GAN” é uma jornada instigante pela relação complexa entre humanidade e tecnologia. Assim, oferecendo suspense, reflexão e entretenimento, mesmo que com poucos sustos.
Informações
Nome: M3GAN
Onde assistir: TeleCine
Gêneros: Terror, Suspense
Lançamento: 19 de janeiro de 2023
Duração: 1h 42min